A falta de revisões periódicas não é a única vilã capaz de prejudicar o seu veículo e diminuir sua vida útil. Existem hábitos no volante, que embora comuns, também são grandes responsáveis por gerar um desgaste precoce do carro.
Alguns pequenos costumes podem parecer inofensivos, porém acabam danificando o motor, pneus e diversos outros componentes. Em alguns casos podendo resultar até mesmo em uma pane.
A Proteção Veicular poder te ajudar nos momentos de problema, porém o ideal é tomar todos os cuidados com o veículo para não passar por situações desagradáveis.
Por isso, separamos os 7 hábitos comuns no volante que podem estar danificando o seu carro.
Leia também: Revisão do carro: Checklist completo e principais cuidados
Deixar o pé pressionando a embreagem enquanto dirige afeta fortemente o conjunto mecânico do veículo. O hábito gera um maior desgaste no disco de embreagem, fazendo com que a marcha realize um maior esforço para transmitir comandos do motor para as rodas.
Manter a mesma marcha por tempo além do necessário gera grande esforço do motor, resultando em superaquecimento. Nessa situação, é comum escutar o som do motor mais alto que o normal, já está sendo forçando a trabalhar de forma indevida.
Utilizar o veículo com o óleo fora de validade é altamente prejudicial para o funcionamento de todo o sistema do motor. Após seu vencido, o óleo perde suas propriedades de lubrificação, ganhando uma textura mais emborrachada. Esse processo ocasiona acúmulo de sujeira e entupimento de dutos, gerando aumento da temperatura do motor.
A recomendação é que seja sempre verificado se o óleo está em nível adequado e substitui-lo regularmente a fim de garantir pleno funcionamento do motor.
Apesar de ser uma prática comum para grande parte dos motoristas, descer ladeiras com o carro em ponto morto força muito mais o sistema de freios. Nesses casos, o recomendado é deixar a marcha engatada e apenas tirar o pé do acelerador, usando o freio motor em conjunto com os freios e evitando o esforço excessivo do sistema.
Descer a ladeira de forma correta ainda gera o benefício de economia de combustível. Dessa forma, o sistema de injeção eletrônica vai cortar o fluxo de combustível uma vez que identificar que você tirou o pé do acelerador.
Evite mexer no volante quando o carro estiver parado ou com as rodas travadas. Esse hábito gera uma sobrecarga no sistema hidráulico de direção, prejudicando uma série de componentes e deixando o volante mais pesado em longo prazo.
Esse hábito prejudica a bomba de combustível do veículo. Esse componente fica submerso dentro do tanque, porém quando o nível de combustível do veículo está muito baixo a bomba trabalha com menor lubrificação, gerando superaquecimento.
É comum que alguns motoristas dirijam com a mão apoiada no câmbio de marcha para facilitar na hora da troca. Entretanto, o peso da mão sob o câmbio exerce uma força capaz de comprometer seu funcionamento correto.
Por isso, a recomendação é que dirija sempre com as duas mãos no volante, levando a mão até o câmbio somente nos momentos de troca de marcha.
Deixar de calibrar os pneus pode gerar instabilidade no veículo, prejudicando seriamente a borracha dos pneus. Além disso, manter os pneus calibrados gera economia de combustível, fator muito importante em tempos de combustível tão caro. Não deixe de calibrar os pneus ao menos uma vez por semana.
É comum em diversas cidades ocorrerem alagamentos em períodos de chuva. Nesses momentos, vale a atenção e máximo de cuidado, uma vez que passar por áreas alagadas prejudica o veículo e diminui a vida útil dos esticadores de correia.
Além disso, a água penetra os rolamentos, deixando o componente enferrujado. Fique longe de áreas alagadas, seu carro agradece!
Apesar de visto como uma tentativa de preservação, passar em lombadas na diagonal na verdade é prejudicial para o veículo. A prática pode danificar o alinhamento do carro ou até mesmo um ponto de solda da carroceria. A recomendação é que ao passar por lombadas, o motorista reduza a velocidade e passe sempre de frente.
Nunca é tarde para perder velhos hábitos que podem estar prejudicando o seu veículo. Agora que você já sabe o que deve fazer, é hora de se atentar no cotidiano e corrigir essas pequenas ações tão rotineiras.
Seu veículo ainda não está protegido? Na Pratic ABM você encontra Proteção Veicular com o melhor custo benefício do mercado. Clique aqui e solicite sua cotação personalizada!
Telefones para atendimento
Assistência 24h: 0800 980 0001
Atendimento ao associado: (21) 3743-4950
Atendimento via WhatsApp: (21) 97019-4372
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 351 - Duque de Caxias - RJ