
5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça
Será que realmente vale a pena comprar um carro usado? A procura pelo seminovo ideal pode ser mais longa do que o desejado, porém com as informações corretas em mãos, a compra pode ocorrer de forma segura e benéfica.
Para te ajudar no momento dessa escolha, separamos uma lista com as dicas mais importantes para comprar um carro usado sem ter dor de cabeça.
Procure um local de confiança
Caso opte por ir a uma loja especializada em carros usados, verifique com antecedência as avaliações disponíveis na internet. Caso a loja não tenha presença online, desconfie e seja cauteloso.
Cuidado também com preços muito abaixo do mercado, as famosas ‘’ofertas imperdíveis’’. O caso mais comum de fraude é quando a loja burla a quilometragem no painel do carro usado, limpam peças para ocultar vazamentos e realizam consertos superficiais para esconder avarias.
Antes de visitar uma loja ou vendedor, faça uma lista de itens relevantes para não esquecer de perguntar. A dica de ouro é levar o carro usado para um profissional de confiança realizar uma avaliação mais minuciosa.
A importância da documentação
Com a documentação em mãos é possível revisar informações para evitar os tão temíveis golpes. Carros alienados, carros em leilão, informações de batidas, reformas gerais, tudo isso consta nos documentos, e por isso devem ser exigidos.
Outra forma de evitar futuros problemas é fazer um laudo cautelar e verificar toda a documentação nos mínimos detalhes. Uma vez que adquirir o carro, solicite o manual do proprietário, ele será fundamental para ajudá-lo na manutenção do dia a dia.
Vale também ter muita atenção ao histórico de manutenção do veículo antes de realizar a compra. Atualmente, existem diversas formas de guardar as informações de manutenções do veículo, entre eles aplicativos que permitem visualizar as revisões realizadas e atrasadas.
Danos para verificar no veículo
Parece ser algo simples, pois parece ser inevitável averiguar o que está visível aos olhos, mas é essencial ser minucioso. Observe desde a limpeza interna à qualidade do combustível usado. Verifique também se as informações e registros condizem com as condições dos itens do veículo.
Alguns itens que são indispensáveis para verificar em um carro usado:
- Pintura;
- Portas;
- Capô;
- Teto;
- Para-choques;
- Data de fabricação dos pneus;
- Irregularidades na lataria;
- Desgaste nos estofados, volante e pedais;
- Cheiro (caso tenha passado por alagamentos).
Com uma boa inspeção, você mesmo pode notar se houve ou não uma alteração no hodômetro (indica quanto o veículo já percorreu)
Faça um test drive
Fique à vontade de pedir para dar uma volta no veículo. Dirigir o carro usado que deseja comprar é essencial, sendo uma forma mais simples e eficiente de analisar o desempenho, entre outros detalhes.
Ah, não se intimide, dirija alguns quilômetros e dê atenção nesses pontos:
- Som do motor;
- Troca das marchas;
- Pedais (acelerador, freio e embreagem);
- Dirigibilidade;
- Trepidação do painel;
- Barulhos no interior do carro;
- Freios;
- Alinhamento (suspenção).
Cuidados com o seu novo carro usado
Ao utilizar um carro usado, tenha alguns cuidados para preservá-lo e aumentar a sua longevidade. Utilize combustível de qualidade e óleos de boa procedência. A utilização de bons óleos e fluídos garantem uma melhor lubrificação e evitam atritos e desgastes nos componentes. Isso com certeza contribuirá para o aumento da vida útil do motor do carro.
Essa prática também garantirá a limpeza e refrigeração do motor, aumento da economia do combustível, redução de gases poluentes e garantia do desempenho pleno do veículo.
Com paciência, pesquisa e as informações corretas, você compra o seu carro usado sem dor de cabeça.
Quer proteger o seu veículo seminovo com os melhores benefícios? Clique aqui e saiba mais!