É muito falado no mercado de usados que carros vendidos por locadoras podem, apesar do valor ser mais acessível, ser um mau negócio por alguns motivos: má conservação, não há garantia e uma alta quilometragem.
Será que em 2022 isso ainda é valido? Ao longo do artigo mostramos se vale a pena colocar um carro com essa procedência em sua garagem.
As locadoras instaladas no Brasil, atualmente, são donas de 1,3 milhão de veículos. Venderam cerca de 250 mil carros em 2021, dos quais representam apenas 2,5% do total das transações de automóveis seminovos e usados. Os dados são da Abla, uma associação que representa as empresas do setor.
Saindo do catálogo de locação, geralmente são vendidos pela própria locadora, ou curiosamente, são negociados com lojistas independentes.
Especialistas apontam que uma loja normal, hoje, tem de 10 a 15% do estoque vindo de locadoras, mas há aqueles que nunca compraram e outros que têm parceria para comprar.
Esclarecem que as lojas não diferenciam esse tipo de veículos dos que são vendidos por outros clientes. Dificilmente o consumidor irá identificar o carro que foi comprado em locadora, já que é transportado para a loja antes, e tomam todos os cuidados que um consumidor deve ter.
Segundo presidente do conselho da Abla, a impressão de que o setor de locação atrapalha o mercado de compra e venda, ou traz impactos no valor dos veículos dos proprietários no varejo, não se mantem a uma análise mais a fundo dos dados.
Segundos especialistas, esses detalhes são pequenas danificações na carroceria e a conservação dos pneus. São dicas que valem para carro usado de outra procedência, além da carroceria e pneus, é dar atenção nas palhetas, tecidos e os bancos.
Carros alugados são usados por diferentes motoristas, a tendência é que alguns tenham menos cuidado do que teriam se fossem os proprietários.
Destacam também, como ponto positivo, a garantia oferecida pelas locadoras – normalmente um ano. O que traz uma polêmica, como as empresas utilizam oficinas parceiras para realizar as manutenções, carros mais novos acabam perdendo a garantia de fábrica por não realizar os serviços pela rede autorizada.
A venda de carros em período de garantia de fábrica mostra que as frotas das locadoras têm se renovado mais rápido.
Atualmente, 60% do estoque é de carros 2022 e com baixa quilometragem. Os veículos têm de 20 mil a 35 mil km em média, afirma diretor executivo da Movida.
Uma rápida busca nos sites das três maiores locadoras do país mostra uma rede superior a 250 endereços:
● Localiza – 180 lojas em 22 estados e no Distrito Federal;
● Movida – 87 lojas em 20 estados e no Distrito Federal;
● Unidas – 23 lojas em 14 estados.
Como comparação, a rede da Localiza tem tamanho semelhante à da Citroën. As vendas podem ser comparadas com fabricantes. A Movida, entre abril e junho de 2022, comercializou 18 mil seminovos – mais que a Ford vendeu de carros novos entre janeiro e setembro.
Especialista diz que, o preconceito com carros de locadoras existiu no passado, mas afirma que o trabalho na seleção dos veículos e suporte dos compradores ajudou a mudar a imagem.
Os carros passam por uma triagem antes de irem para as lojas. Os que estão com mais desgaste ou alta quilometragem não são vendidos. O carro que está na loja é preparado e revisado.
É importante destacar que as maiores locadoras costumam realizar seus serviços de manutenção em oficinas credenciadas. Tenha ciência que a garantia de fábrica nesses casos tende a ser perdida. Apesar disso, a maioria das empresas do ramo costumam oferecer garantia de um ano para eventuais problemas mecânicos.
Um carro com alta quilometragem não é necessariamente indicativo de problema. Apesar disso, requer atenção redobrada ao estado de conservação de pneus, estofamento e avarias menores. O olhar mais crítico é fundamental nesse momento.
Além de pequenas avarias como amassados e arranhões, carros usados por locadoras tendem a sofrer com maior incidência do sol por não viverem em garagem. É recomendável checar nos mínimos detalhes o estado da pintura.
Só na Pratic você encontra a melhor Proteção Veicular do Brasil com preços acessíveis e proteção completa. Clique aqui e solicite seu orçamento personalizado!
Telefones para atendimento
Assistência 24h: 0800 980 0001
Atendimento ao associado: (21) 3743-4950
Atendimento via WhatsApp: (21) 97019-4372
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 351 - Duque de Caxias - RJ