O ano muda mas algumas coisas permanecerem, como as fortes e extensas chuvas que geram alagamento em diversos estados do país. Junto com as fortes chuvas surgem também as tristes cenas de carros boiando ou sendo arrastados durantes alagamentos caóticos.
É preciso ter muito cuidado nessas situações para não colocar a sua segurança e patrimônio em risco. Apesar de as vezes inevitável, a displicência e falta de cuidado de motoristas também é determinante para danificar esses automóveis.
Para não passar por infelicidades em dias de alagamento, separamos um manual completo de como lidar com essa situação da melhor forma e diminuir o risco de eventuais danos ao veículo.
A primeira e melhor opção é encostar o carro em um local alto e seguro. Calçadas, postos de combustível, meios de cruzamentos e garagens elevadas devem ser seus grandes aliados nesse momento.
Busque por esses locais e aguarde o tempo que for necessário para a chuva parar e o nível de água abaixar. Acredite, é melhor algumas horas de tédio do que a grande dor de cabeça de ter o seu carro danificado.
Apesar disso, sabemos que nem sempre é possível aguardar por horas e mais horas parado no mesmo lugar. Por isso, os próximos tópicos vão explicar como agir para atravessar e enfrentar as ruas e vias alagadas.
Se você não pode parar o carro em um lugar de segurança e aguardar, a primeira recomendação é observar bem os outros veículos que estiverem parados. Caso o nível da água esteja acima da metade da roda, não é uma boa ideia arriscar.
Outra recomendação importante é tomar cuidado redobrado caso observe água corrente. Em regiões íngremes, é comum que as ruas virem grandes rios com fortes correntezas. Nesse caso, não arrisque de forma nenhuma, já que seu carro pode ser arrastado como uma pena, colocando não só seu patrimônio como também a segurança de todos no veículo em jogo.
É comum que toda rua tenha uma parte ao menos um pouco mais elevada do que o restante. Para utilizar disso como uma vantagem é fundamental utilizar o último tópico com inteligência. Tenha paciência, aguarde outros carros passarem e observe bem os pontos altos e baixos da via.
Aqui vai a nossa dica de ouro: no geral, o ponto alto das vidas costuma ser na parte central, visto que as ruas são projetadas para escoar água para as laterais, facilitando o sistema de escoamento.
Se você seguiu as recomendações anteriores e vai enfrentar a região alagada, utilize sempre a primeira marcha, mantendo o pé no acelerador de forma contínua e o conta-giros do motor próximo aos 2800 rpm.
Evite acelerações e frenagens bruscas, já que essas podem gerar marolas no alagamento e não só atingir outros veículos, mas também prejudicar o seu. Além disso, procure manter o volante sempre reto, virando somente em casos realmente necessários.
Para os carros automáticos, a recomendação é utilizar a marcha reduzida “L” ou segurar na mais baixa possível em mudanças sequenciais. A aceleração constante é sua grande aliada para evitar a entrada de água no escapamento.
Apesar de ser uma prática comum nessas situações, seguir outro veículo no intuito de aproveitar o “caminho aberto” com menor nível de água pode ser uma péssima ideia. Isso porque, caso ele pare no meio do caminho, você também será obrigado a parar.
Além de precisar para o carro no meio do alagamento, que já não é recomendado, você também terá de lidar com toda aquela água que foi “aberta” voltando em forma de marola Essa com certeza é uma situação que o motorista quer evitar caso tenha apreço pelo seu veículo.
Se o seu carro morrer no meio do alagamento, não tente fazer ele pegar novamente. A grande questão aqui é que muito provavelmente entrou água na câmara de combustão do veículo.
Continuar tentando ligar o carro pode gerar o calço hidráulico, que é quando a água prejudica o movimento do pistão dentro do cilindro, quebrando o pistão, biela e outros componentes do motor. Caso isso ocorra, o motor precisará de uma retífica.
Mesmo que aparentemente o seu carro tenha passado completamente ileso pelo alagamento, não deixe de levá-lo ao mecânico para uma revisão. Recomendamos que seja feita a troca do óleo do motor e da transmissão, já que a água costuma prejudicar a eficiência do óleo e sua lubrificação.
Também é importante checar o filtro de ar, pastilhas de discos de freios e averiguar se os faróis não foram danificados. Uma limpeza na parte externa do radiador também pode garantir que seu carro não vai sofrer com eventuais efeitos colaterais do alagamento.
Proteja seu veículo com a chamada cobertura para acidentes naturais. Caso a tenha, estará resguardado em casos de alagamentos, enchentes e quedas de árvores. Na Pratic ABM, por exemplo, você conta com Proteção Veicular completa com preços acessíveis e cobertura completa, inclusive para acidentes naturais.
Quer proteger o seu veículo com a melhor do Brasil? Clique aqui e solicite sua cotação personalizada.
Telefones para atendimento
Assistência 24h: 0800 980 0001
Atendimento ao associado: (21) 3743-4950
Atendimento via WhatsApp: (21) 97019-4372
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 351 - Duque de Caxias - RJ