O preço de carros usados é determinado prioritariamente pelo modelo, ano de fabricação, quilometragem e versão de acabamento. Entretanto, conservação e aparência também são grandes diferenciais na hora de vender bem o seu veículo.
Se você deseja vender o seu carro, é importante ter em mente alguns tópicos importantes para valorizar o veículo. Nesse momento cada detalhe pode significar mais ou menos dinheiro no seu bolso.
Para te ajudar no processo da venda, separamos uma lista com 7 dicas para valorizar o seu automóvel e garantir o melhor preço na negociação.
Um carro que passa por todas as manutenções em concessionária tende a ter um maior valor de revenda. A recomendação é guardar todos os comprovantes de revisões e eventuais manutenções que ocorrerem.
Para alguns especialistas, compensa investir no máximo 20% do valor do veículo em manutenções e despesas que garantam maior qualidade. Com isso, a tendência é que a sua venda seja mais rápida e mais rentável.
Um dos pontos que mais chama a atenção de eventuais compradores é o estado de conservação da pintura do carro. Quando bem conservada, as chances de vender por um bom valor crescem muito.
Evite deixar o carro exposto ao sol por longos períodos ou embaixo de árvores, onde dejetos de pássaros e frutas podem danificar a pintura. Outra recomendação é aplicar cera de duas a três vezes por ano, garantindo melhor manutenção e estética.
Para quem roda em zonas de praia é fundamental jogar uma água na carroceria todos os dias. Essa prática ajuda a eliminar resíduos de sal que podem causar oxidação de peças e componentes.
Cuidado também com pequenos reparos na pintura. Em muitos casos os reparos não ficam tão bem feitos quanto a pintura original do carro, gerando uma impressão de que o veículo sofreu avarias mais graves.
O óbvio também precisa ser dito. Ninguém quer comprar um carro sujo ou com mau cheiro. Por isso, opte por utilizar produtos específicos para limpar cada revestimento e garantir uma limpeza eficiente.
Sempre confira o exterior e interior do carro quando for tirar as fotos que serão anunciadas. Estofados com manchas, por exemplo, passam a impressão de descaso e mau uso. Outra recomendação é não fumar no interior do veículo, já que essa prática tende a gerar um odor desagradável e difícil de ser retirado.
Para facilitar a venda é importante manter a identidade original do modelo. Carros personalizados costumam ser mais difíceis de vender, além de também gerar desvalorização e diminuir o custo de revenda. Recomendamos que, se possível, retire as customizações antes de tentar vendê-lo.
Anunciar o carro com equipamentos de fábrica valoriza seu veículo quando comparado a outros modelos sem o mesmo. Chave e manual estão inclusos no pacote e com certeza vão te ajudar a vender mais rápido e melhor o seu carro.
Leia também: 5 cuidados para comprar carro na internet.
Com toda certeza veículos com ar-condicionado são mais procurados. Entretanto, apenas ter o ar condicionado pode não ser o suficiente para facilitar a venda. O equipamento precisa estar em boas condições, funcionando perfeitamente e sem apresentar mau cheiro.
Existem também empresas especializadas na manutenção de ar condicionado veicular. Através da higienização é possível retirar mofo e cheiros desagradáveis.
Não é necessário comprar novos pneus na hora de vender o seu carro, mas mantê-los bem conservados contribui para a estética do veículo. É fundamental calibrar os pneus com frequência, uma vez que circular com pneus descalibrados gera danos permanentes as paredes dos pneus.
Ao lavar os pneus opte sempre por produtos neutros. Dessa forma a borracha será preservada, mantendo uma maior vida útil e melhor aparência.
Outro fator importante é manter toda a documentação do carro em dia. Pendências como multas, IPVA, licenciamento e outras taxas podem prejudicar o processo de venda e tirar o interesse de possíveis compradores.
Verifique e deixe bem guardado o CRV (Certificado de Registro do Veículo), conhecido também como documento de venda. Sem ele não será possível transferir o carro para o futuro dono e consequentemente concretizar a venda.
Não deixe de usar essas 7 dicas na hora de vender o seu carro. Com certeza você vai conseguir realizar a venda sem dor de cabeça e mais rápido.
Seu carro ainda não está protegido? Conte com a Pratic ABM para proteger o seu veículo. Planos a partir de R$79,00 por mês com atendimento especializado. Clique aqui e solicite sua cotação!
Telefones para atendimento
Assistência 24h: 0800 980 0001
Atendimento ao associado: (21) 3743-4950
Atendimento via WhatsApp: (21) 97019-4372
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 351 - Duque de Caxias - RJ