O inverno chegou e com ele as temperaturas começam a cair. Por isso, nessa época do ano é importante ter atenção e tomar alguns cuidados para manter o seu automóvel em perfeito funcionamento.
Existem algumas pequenas complicações que podem ocorrer durante a rotina em baixas temperaturas. Nossa equipe separou alguns dos principais vilões e como evitar que seu carro sofra no frio.
Em temperaturas mais baixas é comum que o óleo lubrificante do motor fique mais viscoso e dilate com mais dificuldade. Esse fenômeno faz com que a bateria tenha um maior esforço para dar a partida no carro. Devido ao maior esforço, é comum que no inverno a carga da bateria acabe mais rápido.
Para evitar contratempos causados pela bateria, a dica é realizar a manutenção preventiva. Leve o carro a um mecânico de confiança e faça uma vistoria, principalmente no alternador, verificando se ele está recarregando a bateria de forma correta. Outra recomendação é, em dias de extremo frio, não dar a partida no carro com rádio e faróis ligados.
Normalmente a última coisa que você quer fazer durante o inverno é ligar o ar-condicionado do seu carro. Apesar disso, é altamente recomendável ligá-lo pelo menos por cerca de 10 a 15 minutos por semana.
Essa boa prática evita a proliferação de bactérias, além de contribuir lubrificando todos os componentes do sistema. Dessa forma é possível diminuir os riscos de rachaduras e vazamentos nas mangueiras, vedadores e selos de borracha.
Os donos de carros abastecidos com etanol estão cansados de saber que o motor demora um pouco mais para pegar em dias mais frios. Isso acontece porque o calorífico do etanol é menor do que o da gasolina.
Para facilitar a partida, muitos automóveis flex são equipados com o famoso tanquinho, que nada mais é do que um reservatório de gasolina que tem como função auxiliar a partida do veículo.
O fato de raramente fazer frio no Brasil gera um grande descuido em relação ao tanquinho. Para não correr riscos e garantir que o carro dará partida normalmente durante todo o inverno, recomenda-se trocar a gasolina do reservatório uma vez por ano, preferencialmente antes do inverno chegar. Também é importante limpar o tanquinho e verificar se a bomba elétrica está com o eixo quebrado.
É muito importante colocar o líquido correto no radiador, uma vez que isso altera o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando que ela ferva ou congele diante da variação da temperatura. A mistura ideal é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. Esteja atento a isso e não utilize apenas água de torneira no sistema.
Só na Pratic você encontra a melhor Proteção Veicular do Brasil com preços acessíveis e proteção completa. Clique aqui e solicite seu orçamento personalizado!
Telefones para atendimento
Assistência 24h: 0800 980 0001
Atendimento ao associado: (21) 3743-4950
Atendimento via WhatsApp: (21) 97019-4372
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 351 - Duque de Caxias - RJ