Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com

Preço do combustível pode cair até 8% com o valor fixo do ICMS, entenda:

Com os constantes reajustes nos preços dos combustíveis e preços recordes, um projeto de lei surge como esperança para aliviar, ao menos um pouco, o bolso do brasileiro que precisa abastecer o seu carro.


O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 11, de 2020, estabelece uma nova forma de cobrança do ICMS (o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis, sendo válido para gasolina, etanol, diese e gás natural.


O projeto de lei que já foi aprovado pelo Senado, Congresso e aprovado pelo Presidente da República, prevê que não haja mais cobrança em cascata do ICMS nas diversas etapas de fabricação e comercialização dos combustíveis.


O grande impacto do PLP é por determinar que a cobrança do ICMS ocorra somente sobre o preço da refinaria ou no balcão de importação, quando fabricado no exterior. Além disso, o valor deve ser cobrado por litro, estabelecendo um valor fixo em real, variando somente em função do tipo de combustível.


Para uma melhor visualização do efeito da cobrança em cascata, atualmente o ICMS é responsável por cerca de 26,6% do preço da gasolina e 14% do diesel.


A tendência é que a medida gere cerca de 60 centavos de economia no litro gasolina, enquanto no diesel o impacto deve ficar em cerca de 30 centavos.



Leia também: saiba quanto você vai gastar com o seu carro em 2022.



No momento a alíquota do imposto é cobrado sobre o valor final do litro na bomba, que por sua vez sofre fortes variações do dólar e do preço praticado internacionalmente. Graças a isso, a arrecadação sobe conforme o preço do combustível aumenta.


De acordo com a proposta já aprovada, os novos valores do ICMS serão definidos através do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que possui representantes da área econômica de todos os Estados do país.


Além das alterações quanto o ICMS, o PL também zera as alíquotas de contribuição para o PIS/Pasep e Cofins até o final do ano de 2022.


Apesar da boa notícia, a tendência é que a PL demore para passar a fazer efeito. Em um primeiro momento, apenas o diesel será impactado devido a uma transição emergencial.



Quer proteger o seu veículo com a melhor do Brasil? Clique aqui e solicite sua cotação personalizada.

Dicas para dirigir com segurança em períodos de chuva
17 de janeiro de 2023
Período de chuvas requer atenção redobrada no trânsito: veja dicas para dirigir com segurança
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
10 de janeiro de 2023
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
conheça os carros que saíram de linha em 2022
13 de dezembro de 2022
Retrospectiva: conheça os carros que saíram de linha em 2022. Mais de 10 carros não são mais vendidos no país; veja quais são.
5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça
6 de dezembro de 2022
Será que realmente vale a pena comprar um carro usado? Com as informações corretas em mãos, a compra pode ocorrer de forma segura e benéfica.
29 de novembro de 2022
Carro usado de locadora é um bom negócio? Acesse e confira as principais dicas na hora de comprar.
7 carros que consomem muito combustível
22 de novembro de 2022
Você conhece os principais beberrões do mercado nacional? Conheça 7 carros que consomem muito combustível.
Como saber se a placa do seu carro foi clonada?
16 de novembro de 2022
Você sabe descobrir se a placa do seu carro foi clonada? Essa prática é extremamente comum e pode causar grandes problemas para o proprietário do veículo. Acesse e saiba mais.
Gasolina e GNV quase no mesmo valor
4 de outubro de 2022
Preço do GNV não para de subir e fica próximo de se igualar à gasolina. Acesse e entenda.
Motoristas homens provocam mais acidentes do que mulheres no Brasil
27 de setembro de 2022
Você sabia que motoristas homens causam mais acidentes do que as mulheres no Brasil? Saiba o que o estudo da Unicamp diz sobre.
Incêndio automotivo: você sabe o que fazer?
23 de agosto de 2022
Você sabe o que fazer em caso de incêndio automotivo? Confira essas dicas importantes dadas por bombeiros especialistas.
Share by: