Não é novidade que há um grave déficit na segurança publica no Rio de Janeiro. Roubos de veículos, constantes em todo o estado, geram grande medo e preocupação na população. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que houve um aumento de 17,8% no roubo de carros em um comparativo entre agosto de 2021 e o mesmo período de 2020.
Até o momento, apenas os três primeiros meses do ano apresentaram indicies de roubos de veículos inferiores em um comparativo com 2020. Para o delegado Marcio da Cunha Braga, da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), a maior circulação de veículos após o ápice da pandemia é responsável pelo crescimento observado ao longo de 2021.
“A gente já esperava uma correção natural, e ocorreu até abaixo do que esperávamos. Mas é bom ressaltar que, comparando 2021 com 2019, sem pandemia, a diminuição chegou a mais de 30% (de janeiro a julho)”.
A tendência de alta de roubos deu os primeiros indícios em abril. No mês em questão, houve um aumento de 14% comparado a abril de 2020. Em números, são 2105 roubos registrados em 2021 contra 1846 do ano anterior.
O mês de maio registrou o crescimento de 26% de roubos em comparação com o ano anterior, sendo até o momento o maior aumento do ano. Os meses seguintes seguiram registrando consideráveis crescimentos, tendo julho e agosto variações na casa dos 17% superior.
Em consequência do crescimento no número de roubos, o sindicato das seguradoras RJ/ES já prevê novo aumento nos preços, dificultando ainda mais a vida do motorista fluminense. Dessa forma, a Proteção Veicular surge como opção mais acessível para garantir a segurança do seu veículo.
Assista abaixo o novo episódio do Na Pista Podcast onde Recebemos o perito Felipe Rodrigues, da Help Assistência, para bater um papo sobre como evitar assaltos a carros no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o levantamento, através de dados cedidos pelas principais operadoras de seguros, identificou-se que os modelos mais furtados no estado do Rio de Janeiro são: Volkswagen T-Cross, Volkswagen Nivus, Volkswagen Polo e Ford EcoSport.
Em agosto, considerando as mais de 160 Circunscrições Integradas de Segurança Pública (Cisps) do estado, que correspondem às áreas de delegacias, as cinco regiões que apresentaram maior aumento com o mesmo mês do ano anterior são: Todos os Santos, Gávea, Macaé, Neves e Honório Gurgel.
Seguindo os números de roubos de veículos no primeiro semestre, observa-se um aumento de casos as terças e quintas, com queda no número de casos aos fins de semana. Quanto aos horários de maior perigo, o período da noite registrou metade de todos os casos ocorridos. 20h, 21h e 22h foram os horários mais críticos, totalizando 1.406 registros. Em contrapartida, durante a madrugada é quando há menos ocorrências de crime.
Procurada, a Polícia Militar informou que, segundo os dados do Instituto de Segurança Pública, em um comparativo entre os períodos de janeiro a julho de 2021 em relação a 2020, houve queda de 3,9% no Indicador Roubo de Veículo em todo o estado.
Proteja o seu carro e ande despreocupado! Na Pratic ABM você encontra o melhor custo benefício do mercado. Clique aqui e solicite sua cotação personalizada.
Telefones para atendimento
Assistência 24h: 0800 980 0001
Atendimento ao associado: (21) 3743-4950
Atendimento via WhatsApp: (21) 97019-4372
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 351 - Duque de Caxias - RJ