Uma nova forma de furto de carros está se tornando comum no Brasil. Criminosos estão utilizando um novo dispositivo para explorar uma brecha na segurança de veículos com tecnologia keyless, responsável por permitir a abertura de portas e partida do motor sem a utilização de chave.
Através do dispositivo eletrônico os bandidos são capazes de clonar o dispositivo original e roubar os veículos sem que haja a necessidade de arrombamento ou abordagens violentas. O crime é classificado como simples e rápido, já que exige apenas que os bandidos se aproximem da vítima ou da chave do veículo.
Leia também: O que fazer quando meu carro é roubado.
Ao ser procurada, a Polícia Civil de São Paulo (SP) afirmou que houveram três casos desse tipo registrados na capital paulista ao longo das últimas semanas. No Estados Unidos e na Europa, por exemplo, a prática já é vista como comum para furto de carros de luxo.
Uma investigação conduzida pelo NICB trabalha atualmente com a utilização de dois diferentes dispositivos. Ambos foram cedidos por uma empresa especializada em segurança. Os dispositivos foram testados em 35 veículos novos das mais diferentes fabricantes. Dentre eles, 19 foram destravados e 18 deram a partida do motor normalmente. O instituto não divulgou quais são os veículos vulneráveis.
Algumas montadoras que já se manifestaram sobre esses casos recomendam que os proprietários utilizem carteiras ou capas bloqueadoras de sinais. Esses acessórios trazem ‘’Gaiolas de Faraday’’ em sua estrutura, capazes de impedir a transmissão de sinal para sistemas de clonagem.
Caso desconfie que a sua chave pode ter sido clonada, a recomendação é que leve o veículo até a concessionária mais próxima o quanto antes. Lá, os técnicos responsáveis serão capazes de resetar o código de segurança, tornando sinais captados anteriormente completamente inúteis.
Quer proteger o seu carro contra roubos, furtos e colisões com o melhor preço do mercado? Clique aqui solicite a sua cotação personalizada agora mesmo.
Telefones para atendimento
Assistência 24h: 0800 980 0001
Atendimento ao associado: (21) 3743-4950
Atendimento via WhatsApp: (21) 97019-4372
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 351 - Duque de Caxias - RJ